domingo, 30 de dezembro de 2012

Mensagem do Rebe
Caro amigo,
As luzes de Chanucá, acesas na escuridão da noite, trazem à mente lembranças do passado: a guerra que os chashmonaim travaram com os poderosos exércitos sírios, sua vitória, a inauguração do Templo, o reacendimento da Menorá, a pequena quantidade de azeite que durou por muitos dias, e assim por diante.
Vamos nos imaginar como membros do pequeno grupo dos chashmonaim daquela época. Estamos sob o domínio de um poderoso rei sírio; muitos de nossos irmãos nos deixaram e aceitaram a idolatria e o modo de vida do inimigo. Mas nossos líderes, os chashmonaim, começam a agir sem comparar números e armas e sem medir as chances de vitória. O Templo Sagrado foi invadido por um adversário cruel. A Torá e nossa fé estão em grave perigo. O inimigo esmagou tudo o que nos era sagrado e está tentando nos forçar a aceitar seu modo de vida, que é a idolatria, injustiça e características semelhantes totalmente estranhas a nós. Mas há algo que podemos fazer - aderir o mais que pudermos à nossa religião e aos preceitos e lutar contra o adversário, mesmo que seja necessário oferecer a vida.
Maravilha das maravilhas! Os enormes exércitos sírios são vencidos e o vasto império é derrotado. Nossa vitória é completa.
Este capítulo da História judaica se repetiu freqüentemente. Nós, como judeus, sempre fomos minoria; muitos tiranos tentaram nos destruir devido à nossa fé. Às vezes, miravam setas envenenadas contra nosso corpo, outras vezes contra nossa alma. E, é triste dizer, muitos de nossos irmãos, por um motivo ou outro, viraram as costas para D'us e Sua Torá e tentaram tornar a vida mais fácil aceitando as regras do conquistador.
Em tais tempos de tribulações, devemos ser como o fiel grupo dos chashmonaim e lembrar que sempre há uma gota de "puro azeite de oliva" escondida lá no fundo do coração de cada judeu que, se acesa, transforma-se numa imensa chama. Esta gota de "puro azeite de oliva" é a "Luz Perpétua" que deve perfurar a escuridão da noite atual, e de fato, o conseguirá, até que todos contemplem a realização da profecia de redenção e triunfo supremos.
Como nos dias dos chashmonaim, mais uma vez, "os perversos serão conquistados pelos justos, e os arrogantes por aqueles que seguem as leis de D'us, e nosso povo Israel terá uma grande salvação."
Com saudações de Chanucá,
Rabi Menachem Mendel Schneerson
top

Nenhum comentário:

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...