segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Número Três
O número três é a soma da unidade mais a divisão da mesma, sendo a fórmula Trinitariana do Deus único na Trindade. A Bíblia diz que“Deus é Espírito”. Contudo, o Filho se tornou homem. Enquanto isso, o Espírito Santo é apresentando como “Senhor” e, portanto, Deus, como o Pai e o Filho, em Atos 21:11, quando Ágabo diz:“Isto diz o Espírito Santo”. Em 2ªCo-3:17, Paulo também diz:“O Senhor é Espírito.
Mesmo sendo a Segunda Pessoa da Trindade, o Senhor Jesus Cristo veio ao mundo em carne, a fim de dar a Sua vida em resgate pela salvação dos pecadores. Ele diz em João 14:9 “...Quem me vê a mim vê o Pai...”. Claro que Ele não se referia ao corpo do Pai, mas ao Seu Espírito, do mesmo modo como diz: “Estou em meu Pai” (Jo-14:20). Sendo o Número da Trindade, o Número Três é o número universal da felicidade verdadeira, que só existe na comunhão com Deus. Este número se apresenta em vários aspectos no universo:
1. A Trindade é constituída de três Pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
2. O tempo é constituído de três partes – passado, presente e futuro.
3. A história também se divide em três partes: passado, presente e futuro.
4. O espaço é constituído de três dimensões: comprimento, largura e profundidade.
5. A terra é vista de três ângulos: céu, terra e mar.
6. O homem é constituído de três partes: corpo, alma e espírito.
7. A família se constitui de três partes – pai, mãe e filho.
8. Hegel disse que só se pode resolver um problema, quando se tem as três partes do mesmo: a tese, a antítese e a síntese.
9. A costureira tem três fases em seu trabalho: desenha o molde, corta o tecido sobre o mesmo e em seguida costura o tecido.
10. Quando uma pessoa crê em Jesus Cristo de todo o coração (parte 1), e confessa o Seu Nome (parte 2), ela é salva (parte 3) (Romanos 10:9-10).
11. Cada verso da Escritura possui três aplicações: histórica, doutrinária e espiritual.
12. A Bíblia se compõe de três partes – O Velho Testamento, o Novo Testamento e o Senhor Jesus Cristo – Este, sentado à destra do Pai, no céu.
O Velho Testamento termina em Ml-5:5-6,com esta profecia:“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor...” Jesus veio. O N.T.termina em Ap-22:20, com estas palavras: “Ora, vem, Senhor Jesus”.
Como se pode ver,os dois Testamentos estão incompletos,até que venha a terceira parte da Bíblia – o Senhor Jesus Cristo – a própria razão da Bíblia, por ser o VERBO, através do qual Deus fala com o homem. E por isso é necessário que Ele venha pela segunda vez. Deus nunca fez coisa alguma incompleta.
Em Jo-1:1,lemos que Jesus é “o Verbo”. Em Ap-19:13 lemos:“O nome pelo qual ele (Jesus) é chamado é a palavra de Deus”. Jesus é a Palavra encarnada, assim como a Bíblia é o Verbo encadernado (escrito),o Filho presente na Escritura.
Em Jo-5:7 lemos:“Porque três são os que testificam no céu:o Pai, a palavra e os E.Santo; e estes três são um”. Então fica evidente que a Bíblia estará incompleta, até que venha o Senhor Jesus Cristo, em Sua Segunda Vinda.
Já vimos que o número três representa a Trindade. Todas as coisas importantes do universo se manifestam de três maneiras, para serem completas.
Só devemos clamar pelo Nome de Jesus usando a fórmula trina: Senhor Jesus Cristo. Algumas denominações costumam usar apelações como: “Meu Jesus”, “Doce Jesus”,“Querido Jesus” e outras desse gênero. As “santas” do Catolicismo Romano, imbuídas de misticismo e histeria, costumavam clamar pelo nome de Jesus usando esses apelativos adocicados.
O Senhor Jesus Cristo é o másculo Criador e Sustentador do universo(Hb-1:3).
É o Filho de Deus encarnado, crucificado e glorificado (três etapas) Ele revela o Pai, revela a Si mesmo e revela o Espírito Santo.
Número Quatro
O número quatro aparece pela primeira vez na Bíblia em Gênesis 2:10, que diz: ‘E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços’. Em Gênesis 14 encontramos quatro reis– o de Sinear, o de Ela-sar, o de Elão e o de Goim – fazendo guerra contra os cinco (número fatídico) de Bera, Birsa, Sinabe, Semeber e o rei de Belá.
Do número quatro se origina a palavra quarto, a qual aparece pela primeira vez na Bíblia e em 1ªRs-22:41, que diz:“No quarto ano de Acabe, rei de Israel...”
Em Êx-29:40 temos a quarta parte de um him, determinando a quantidade de coisas que deveriam ser usadas no sacrifício.
Supõe-se que o número quatro é o que representa a terra. A Bíblia não coloca muita ênfase neste assunto. Ele é considerado o número da terra porque esta possui quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Contudo, na Bíblia as estações mencionadas são seis: inverno, verão, sementeira, colheita, frio e calor, conforme Gênesis 8.
Recentemente foi comprovada pela ciência a existência de quatro cantos na superfície da terra são os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste oeste. Juntando-se a isso o fato de existirem quatro estações pode-se realmente concordar em que o número quatro representa a terra. Os elementos básicos são quatro: fogo, ar, terra e água, o que é bastante significativo. Pelo menos era assim que os antigos pensavam. Contudo, na química moderna há dezenas de elementos.
Os antigos hebreus eram obrigados a compensar com quatro ovelhas, uma que tivessem roubado (Êx-22:1). Moisés recebeu ordem para colocar quatro argolas nos cantos de todos os utensílios do tabernáculo. Havia quatro fileiras de pedras (três pedras em cada fileira) representando os filhos de Israel. Sem dúvida a fórmula três vezes quatro está conectada com os filhos de Israel. Em Gn-4:10 lemos sobre o assassinato de Abel cometido por Caim. Aí temos a frase: “A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra”. Muitas coisas acontecem no capítulo 4, além da terra ter sido profanada com o sangue de um inocente. No capítulo 4 de Êxodo temos a vocação de Moisés. Em João 4 temos o diálogo de Jesus com a mulher samaritana. Pelo visto, o número dos capítulos tem algo a ver com a definição dos versos e com o número de versos.
A palavra quatro aparece mais vezes no capítulo 1 de Ezequiel do que em qualquer outro capítulo da Bíblia. Neste capítulo ela aparece dez vezes, falando dos “quatro seres viventes”, cada um com quatro rostos, cada um deles com quatro asas, etc. Sem dúvida trata-se de querubins e mais uma vez referindo-se à terra. Como iremos descobrir mais tarde havia cinco querubins da guarda, até que um deles perdeu o lugar diante do trono de Deus, tendo restado apenas quatro. Esses quatro querubins estão relacionados com coisas da terra:
1. Os quatro “tinham semelhança de homens”, a coroa divina da criação.
2. Os quatro “tinham mãos de homem” e os “seus rostos eram como rostos de homem”.
3. Cada um deles tinha quatro asas.
4. “Do lado direito todos os quatro tinham o rosto de leão”.
5. “Do lado esquerdo, todos os quatro tinham o rosto de boi”.
Como vemos, homem, leão, boi e águia são seres terrestres oriundos da criação divina – o homem racional e os demais irracionais.
As vestes de Jesus foram repartidas entre os quatro soldados e a quinta peça – a túnica inconsútil – foi lançada em sortes para ver quem a levaria.
Em Ap-7:1, lemos sobre os quatro ventos da terra. Aí temos os seres viventes (Ap-6:1) e o que o vento levanta. O altar das ofertas queimadas tinha quatro cantos. Lemos em Daniel 2 sobre o quarto reinado, que é o império romano, sendo que desse império – agora em renascimento – teremos o império do Anticristo. O quarto animal de Daniel 3:25 é um como filho do homem, isto é, o Filho de Deus, Jesus Cristo. Deve haver alguma significação para o fato de que Jesus veio até os discípulos andando sobre as águas na quarta vigília da noite. Provavelmente tipificando a sua segunda vinda e m Mateus 14:25 e Marcos 6:48.

Nenhum comentário:

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...