terça-feira, 2 de abril de 2013

Namoro



O Engano do Namoro

 
 

Esboço: Semana 03
1 Co 7:8-9; Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
1Ti 4:12;  Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.
Quantos aqui já namoraram?
Quantos já foram enganados ou decepcionados no namoro?

1.  Namoro não é o jeito de conhecer alguém. 
Namoro é como conhecer quem a outra pessoa acha que você quer.  É engano puro.
Prova: Quantos já mentiram ou se calaram para evitar um problema no namoro?
Ou, quantos rapazes vivem com uma dor de barriga por segurar um pum?  Mas, depois de casar, quem vai segurar?  Não tem que impressionar ela mais, já está casado.

2.  Namoro é sinônimo com pecado.  O que começa como amizade muda rapidamente e se torna num relacionamento que tem a base mais em coisas sexuais e menos em conhecer a pessoa, além das partes do corpo.
Prova:  Qual area está mais acabando com os jovens hoje em dia?  Não é a area de sexo ou coisas sexuais?  Praticados dentro de namoro.  Isto é a  realidade do namoro.  As pesquisas mostram que mais do que 52% dos jovens evangélicos tem perdido a sua virgindade dentro da igreja.

3. Namoro é o começo do divórcio. 

Muitos casais não sabem porque falta confiança nos seus casamentos.  É porque romperam as linhas no namoro.  Uma mulher que não podia confiar no seu homem de ficar fora das suas calcinhas antes de casar não vai, de repente, começar a confiar tudo nas suas mãos só porque se casaram.  Ao contrário, eles começam com uma falta de confiança e nem sabem porque. 

4. Tudo que rola no namoro tem preço.

Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gal 6:7)

O que você semear, você vai colher.

Namoro não é de Deus!  Você não precisa namorar pra casar.  Só precisa namorar pra pecar.  Não conheço nenhum caso de namoro que não caiu em pecado. (olhar, pensar, tocar etc.)  Namoro só é uma oportunidade de pecar.

Vamos parar com esse engano de namoro e vamos começar confiar no Senhor.  Ele não vai te decepcionar.  Vamos fazer amizades.



 


         O Engano do Namoro

 
 

Estudo da Célula - Semana 03


Boas Vindas (2 minutos)
Faça o seu melhor para que todo visitante se sinta à vontade.  Sempre dê uma recepção amorosa a todos.

Oração de Abertura (3 minutos)
O líder de Célula deve sempre abrir a reunião em oração.  Sempre tenha a atitude de esperar que o Espírito Santo se mova no grupo de uma forma nova e que é de refrigério.  Mas, não fique enchendo lingüiça.

Testemunhos / Louvor (10 minutos)
Os testemunhos são bons porque aumenta a fé dos outros (deixe dois ou três testemunhar).  Faça questão que o som seja bom e anime os jovens.  Não leve o som dos teus pais lá achando que vai trazer resultado.

Estudo (15-20  minutos)
Ler 2 Timóteo 4:12 – “tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”

1. Por que as pessoas namoram?  (“para conhecer alguém”)

2. Será que não tem um jeito melhor?  Quem já foi enganado no namoro?  Quem já mentiu no 
    namoro?

3. Será que existe um jeito de namorar sem pecar?  (pensar ou fazer coisas que não deve?)

4. Você confia nas pessoas do sexo oposto (de não te enganar ou te usar)?

5. Por que existe essa falta de confiança entre os sexos hoje em dia?

6. Será que essa falta de confiança pode ter um efeito negativo no seu casamento um dia?

O que você semear, você vai colher

Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gal 6:7)



Apelo (5 minutos)
Há perdidos na reunião?  Eles conhecem o caminho da salvação?   Dê uma explicação simples e breve do evangelho e faça um apelo dando a oportunidade a qualquer vir a Jesus.

Pedidos de Oração (10 minutos)
Como sempre dê um tempo para pedidos urgentes primeiro.  Depois ore por cada um sobre as pessoas que vamos convidar na semana que vem.  Creia que Deus irá se mostrar em fogo e glória.

A Visão (5 minutos)
Fale sobre a importância de evangelizar, e pergunte quem eles vão convidar a célula ou à igreja esta semana.  Animem todos a convidarem alguém.  Não deixe sua igreja ou célula se tornar um clube privado.

Oração Final (3 minutos)
Peça que alguém do grupo feche a reunião em oração.










 

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...