quarta-feira, 18 de setembro de 2013

As chamas do conflito

As chamas do conflito
Gênesis 13:5-18
O conflito estava esquentando, preparando-se para se transformar num fogo descontrolado. Os rebanhos de Abrão e os de Ló haviam crescido tanto que a terra não podia mais sustentar todos os animais.Como resultado,discussões começaram a acontecer entre os pastores,até o ponto em que se transformaram numa disputa entre Abrão e Ló.
Abrão poderia ter deixado os pastores brigarem, ou poderia ter insistido em seus direitos de mais velho e líder da família. Em vez disso, ele demonstrou enorme habilidade em resolver problemas conflitos.Ele abordou Ló com humildade, propôs uma solução viável e resolveu estabelecer a paz.Tratou Ló com tamanho respeito que lhe permitiu ficar com a terra exuberante e fértil.
O incêndio fora instinto devido à atitude de Abrão. Quando duas pessoas falam ao mesmo tempo – sejam pastores, concorrentes, membros da família ou cônjuges – ninguém de fato está ouvindo. Consequentemente não há comunicação. Para que a conversação seja significativa é necessário tanto falar quanto ouvir. Parece simples, mas 87 % daqueles que se divorciam dizem que seu principal problema era o fato de não conseguir se comunicar.
Ouvir começa com uma atitude. Se eu optar por crer que toda pessoa com quem me encontro foi feita à imagem de Deus, que os pensamentos e os sentimentos dela são importantes, então estou preparado para ouvir. Se eu achar que o mundo gira ao meu redor, que minhas idéias são as únicas que importam, então por que eu deveria dar ouvidos a outra pessoa? Muitos casais não têm um problema de comunicação; eles têm um problema de atitude.
Na oração peça:
1-      Ajuda para tratarem os conflitos com humildade nesta semana.
2-      Auxílio para verem cada pessoa como um ser valioso e digno de ser seguido.
3-      Demonstração de como resolver conflitos dentro do casamento.
Estudo adicional:
1-      O que vocês acham mais interessante na maneira como Abraão resolveu aquele conflito tão complicado.
2-      O que vocês pensam sobre a última declaração do devocional, a de que muitos casais têm problemas de atitude?
3-      Como podemos melhorar o ato de ouvir de maneira respeitosa e ativa?

Leiam: Provérbios 15:1, Mateus 5: 38-39, Tiago 4:1-2.

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...