segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Mitsvá

O que é: Mitsvá
Toda mitsvá traz luz ao mundo, Com algumas mitsvot, a luz que geramos pode realmente ser vista e apreciada. Acender velas para recepcionar o Shabat é uma dessas mitsvot: as velas que emprestam uma atmosfera suave e pacífica para o sagrado Dia de Descanso.
Quem:
As velas do Shabat são tradicionalmente uma mitsvá para as mulheres. A mulher cria o clima da família; é sua tarefa e habilidade concedida por D'us assegurar que a luz e a harmonia prevaleçam em seu lar.
Coloque algum dinheiro numa caixa de caridade antes de acender as velas.Meninas começam a acender velas de Shabat quando conseguem pronunciar a bênção (aprox. aos três anos de idade).
Um homem deve acender as velas se não houver uma mulher adulta presente.
Quando:
Acenda as velas dezoito minutos antes do pôr-do-sol. Clique aqui para ver os horários de acendimento das velas em qualquer data e localidade.
Como:
  • Meninas pequenas acendem antes da mãe.
  • Coloque as velas sobre ou próximo da mesa de jantar do Shabat.
  • Coloque algum dinheiro numa caixa de caridade antes de acender as velas.
  • Antes de se casarem, meninas e mulheres acendem uma vela. Depois do casamento, as mulheres acendem duas velas. Algumas acrescentam uma vela para cada filho. Ex.: uma mulher com três filhos acende cinco velas.
O procedimento: 
  1. Acenda as velas.
  2. Estenda as mãos, faça movimentos circulares em sua direção e cubra os olhos.
  3. Recite:
    Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner shel Shabat côdesh.

    Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou acender a vela do santo Shabat.
  4. A hora do acendimento das velas é auspiciosa para a prece particular. Enquanto seus olhos estão cobertos, reserve um momento para rezar por aquilo que seu coração deseja.


Descubra os olhos e deseje toda sua família: “Shabat Shalom!”
Notas técnicas:
·                    Depois que a mulher recita a bênção, ela introduziu o Shabat. A partir desse momento ela não pode fazer nenhuma atividade que seja proibida no Shabat.
·                    As velas e castiçais não podem ser movidos até a conclusão do Shabat.
·                    Lâmpadas elétricas podem ser usadas como vela do Shabat onde não é possível acender uma chama, como num hospital.

Nenhum comentário:

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...