domingo, 19 de outubro de 2014

A Honra no Lar - a Esposa

Não apenas os filhos estão debaixo de autoridades no lar,mas também a esposa.Em um capítulo anterior,falamos sobre a importância da esposa honrar seu marido.Mais uma vez,assim como conteve com os filhos o inverso também é verdadeiro.

Honre Sua esposa

Pedro disse:
Maridos,vós igualmente,vivei a vida comum do lar,com discernimento;e ,tendo consideração para com vossa mulher como a parte mais frágil.

Pedro declara especificadamente que as esposas devem se honradas.Alguns homens interpretam este versículo como a mulher estando abaixo do marido no que diz respeito ás coisas espirituais.Na verdade, a "parte mais frágil "não significa que a esposa está abaixo de você;significa que ela não pode levantar pesos na mesma medida que você.A força física da mulher comum 'é inferior á do homem comum. A Amplified Biblie registra este versículo "honrado a mulher como(fisicamente) mais fraca". veja as palavras de pedro na versão NLT ( New Living Translation) : "Do mesmo modo,vocês,maridos,devem honrar suas esposas.Tratem-nas com compreensão enquanto vivem juntos.Elas podem ser mais fracas do que vocês,mas são suas parceiras em condição de igualdade no dom de Deus que é a vida eterna.Se você não as tratam como devem,suas orações não serão ouvidas.
Somos parceiros em igualdade - co-herdeiros - da herança da graça.No entanto,na parte final deste versículo,vemos uma declaração surpreendente e notável que tem a ver com a oração atendida: se o marido desonra sua esposa suas orações não serão ouvidas. Uau,isto é sério ! esta seria uma vida miserável para qualquer pessoa.Pense nisto: a sala do trono não ouvirá suas orações,sua palavras nem mesmo atingirão os ouvidos de Deus,se você desonrar sua esposa. Isso é o suficiente para chamar toda minha atenção.Isso requer uma reflexão considerável da nossa parte como maridos.A boa notícia é que o oposto também é verdade ; se você honrar sua esposa,você terá confiança quando estiver em oração diante do Senhor.
Quero parar um instante e falar diretamente a vocês maridos.Vocês tratam suas esposas como preciosas? Vocês ouvem suas palavras,ou as evitam,pensando consigo mesmo: Ah, ela é apenas uma fêmea emocional? Eu aprendi esta lição da forma difícil.No início de nosso casamento,eu desprezava os conselhos de minha esposa.Entretanto,com o tempo percebi que ela frequentemente dizia coisas que por fim viriam a provar ser a sabedoria de Deus.
Eu me via como sendo o mais espiritual; ah,como eu estava errado!
Depois que Lisa provou com precisão que estava certa em diversas ocasiões relacionadas a várias áreas,levei este assunto a Deus em oração.protestei:"Deus,eu oro as vezes durante duas horas por dia,ela ora talvez por dez ou vinte minutos, e muitas vezes essas orações são feitas no chuveiro "( Eu também estava errado a este respeito;minha esposa vive uma vida de oração e tem comunhão regularmente com Deus em seu dia a dia - algo que aprendi a fazer mais tarde ).
Continuei : Porque ela está certa com tanta freqüência com relação a questões importantes e eu estou errado ?
A resposta do Senhor foi imediata: Filho,desenhe um círculo em um pedaço de papel ".
Eu o fiz.
"Agora marque com um X todo o interior do círculo.
Fiz isso também
Ele prosseguiu ; "Agora desenhe uma linha bem no meio do círculo ( criando assim duas metades). Você perceberá que aproximadamente 50 por cento dos X estão em uma metade do círculo,e o restante está na outra metade". Concordei.
Então o Senhor disse: "Os X representam a minha sabedoria e conselho,a informação que você precisa para tomar decisões sábias.O círculo é um ,mas está dividido em duas metade e Lisa é a outra.Vocês são uma só carne,representando o círculo completo,embora ainda sejam indivíduos ,representados por cada metade do círculo.Mas o círculo não está completo se você olhar apenas para a sua metade".
Ele prosseguiu : "Você perceberá que da sabedoria e do conselho encontram-se do lado de Lisa,e a outra metade encontra-se do seu lado . Você tem tomado todas as suas decisões de família com base na metade da informação que precisa de Mim,apenas as que estão do seu lado.Você não tem observado as minhas informações que estão do lado dela.Eu lhe darei informações necessárias, e darei a ela informações necessárias,mas como um líder sábio,você deve aprender a extrair de Lisa aquilo que eu mostro a ela , e discutirem o assunto antes de tomar uma decisão final como líder da casa.
Aquele encontro com Deus mudou totalmente minha vida de casado.Compreendi então que quando eu era um homem solteiro,eu era um círculo completo, e agora,como homem casado,sendo uma só carne com minha esposa eu não podia mais viver como vivia quando era solteiro.


Texto retirado do livro A Recompensa da Honra de John Bevere.

Nenhum comentário:

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...