sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O Fluir da Honra

O Fluir da Honra

Na semana em que Jesus foi crucificado,Ele fez esta declaração profunda com relação á forma como Seu ministério continuaria mesmo após Sua partida:

"Eu lhes digo que vocês não me verão mais até que digam: Bendito o que vem em nome do Senhor".

Em outras palavras, "Vocês não me verão mas até que reconheçam aqueles que Eu lhes enviar e digam : Bendito aquele que vem em nome do Senhor ". Ou,em outras palavras, "Vocês não me perceberão ou me verão novamente até que honrem aqueles que Eu enviar em meu nome ". Pare e medite nisto.
Jesus disse que se manifestaria quando abençoássemos ou honrássemos os que viriam em nome dele.Porque ? Jesus responde a esta pergunta em outras passagens das escrituras.Uma dessas declarações é : "Em verdade,em verdade vos digo quem recebe 9 honra),recebe(honra) aquele que me enviou "( João 13;20)
Á luz desta informação,veja o que Jesus prossegue dizendo com relação a aplicarmos o princípio da honra á nossa vida diária.:

"Quem vos recebe a mim me recebe;e quem me recebe,recebe aquele que me enviou.Quem recebe um profeta,no caráter de profeta,receberá o galardão de justo.E quem der a beber,ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos,por ser este meu discípulo,em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão." (Marcos 10:40:42)

Sem mudar o sentido,permita-me substituir as palavras "recebe"e "der"nos versículos abaixo pela palavra honra:


"Quem vos honra a mim me honra,e quem me honra,honra aquele que me enviou.quem honra um profeta no caráter de profeta,receberá galardão de profeta;quem honra um justo,no caráter de justo,receberá o galardão de justo.E quem honrar,ainda que seja com um copo de água fria,a um destes pequeninos,por ser este meu discípulo,em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão."

Para chegarmos a um referencial adequado,dois pontos principais devem receber atenção nesses versículos.Primeiramente,há uma estrutura de autoridade no Reino de Deus.Ela começa com o Pai e flui até Jesus,Aquele a quem ele enviou  e entregou toda a autoridade.Após a Sua ressurreição , Jesus declarou : "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra"( Mateus 28:18).
Ele é o cabeça da Igreja,e virá o dia em que Ele apresentará o Reino de volta a Seu Pai,uma vez que toda rebelião terá sido posta debaixo dos Seus pés ( I Cor 15:24-26).
O próximo nessa ordem de autoridade do Reino é o "profeta". Tenha em mente que Jesus estava falando a um povo que não possuía o Novo testamento.Não estavam familiarizados com a nossa terminologia e estilos,então Ele falava em termos que lhes eram familiares.
Os profetas do Antigo Testamento atuavam como porto-vozes do Senhor (Ex 4:16,7:1 . Hebreus 1:1-2 vem mais adiante confirmar isso. "Havendo Deus ,outrora,falado,muitas vezes e de muitas maneiras,aos pais,pelos profetas,nestes últimos dias,nos falou pelo Filho". E o Novo Testamento o reitera pela forma pela qual um dia Jesus ressuscitou dentre os mortos e subiu aos céus: "E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos,outros para profetas,outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres". ( Ef 4:11)
Se Jesus estivesse se dirigindo a nós hoje , talvez falasse deste modo: "Quem honra um apóstolo no caráter de apóstolo receberá galardão de apóstolo, quem honra um pastor na qualidade e pastor ,receberá galardão de pastor " - válido também pra profetas ,e evangelistas ou mestres.\Em Mateus 10 Jesus passa de honrar um profeta (ou aquele que estão na liderança),para honrar um justo, e depois termina com honrar os pequeninos. Na verdade ,Ele cobriu todas as bases e dinâmicas de autoridade com as quais os crentes,entram em contato - aqueles que estão acima de nós em autoridade,os que estão no nosso nível, e finalmente os que estão sob os nossos cuidados ou autoridade delegada.Todo ser humano que encontramos se encaixa em uma destas três áreas.
Isto nos leva ao segundo ponto principal.Se honramos os que estão acima de nós...receberemos uma recompensa .Se honramos os que estão no nosso nível (nossos irmãos)...receberemos recompensa.E finalmente,honrando aqueles que estão sob os nossos cuidados e sob a nossa autoridade... também receberemos uma recompensa.Lembre-se da nossa paráfrase: "Você não Me verão mais até que honrem aqueles que Eu enviar em Meu Nome".
Se unirmos esta frase aos versículos de Mateus,descobriremos que cada um destes três níveis traz consigo uma tremenda recompensa do céu.De igual modo,essas recompensas trazem sempre consigo revelações maiores e uma percepção mais clara de quem é Jesus.

Tirado do livro a Recompensa da Honra de John Bevere




Nenhum comentário:

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...