sábado, 19 de abril de 2014

A Promessa de um Juízo

Jeremias 4:1 - 31
A Promessa de Juízo para o povo

1 ¶ Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim não mais andarás vagueando;
2  se jurares pela vida do SENHOR, em verdade, em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão.
3 ¶ Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos.
4  Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.
5 ¶ Anunciai em Judá, fazei ouvir em Jerusalém e dizei: Tocai a trombeta na terra! Gritai em alta voz, dizendo: Ajuntai-vos, e entremos nas cidades fortificadas!
6  Arvorai a bandeira rumo a Sião, fugi e não vos detenhais; porque eu faço vir do Norte um mal, uma grande destruição.
7  Já um leão subiu da sua ramada, um destruidor das nações; ele já partiu, já deixou o seu lugar para fazer da tua terra uma desolação, a fim de que as tuas cidades sejam destruídas, e ninguém as habite.
8  Cingi-vos, pois, de cilício, lamentai e uivai; porque a ira ardente do SENHOR não se desviou de nós.
9  Sucederá naquele dia, diz o SENHOR, que o rei e os príncipes perderão a coragem, os sacerdotes ficarão pasmados, e os profetas, estupefatos.
10  Então, disse eu: Ah! SENHOR Deus! Verdadeiramente, enganaste a este povo e a Jerusalém, dizendo: Tereis paz; e eis que a espada lhe penetra até à alma.
11  Naquele tempo, se dirá a este povo e a Jerusalém: Vento abrasador dos altos desnudos do ermo assopra diretamente à filha do meu povo, não para padejar nem para alimpar.
12  Vento mais forte do que este virá ainda de minha parte, e, então, também eu pronunciarei a sentença contra eles.
13  Eis aí que sobe o destruidor como nuvens; os seus carros, como tempestade; os seus cavalos são mais ligeiros do que as águias. Ai de nós! Estamos arruinados!
14  Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos?
15  Uma voz se faz ouvir desde Dã e anuncia a calamidade desde a região montanhosa de Efraim!
16  Proclamai isto às nações, fazei-o ouvir contra Jerusalém: De uma terra longínqua vêm sitiadores e levantam a voz contra as cidades de Judá.
17  Como os guardas de um campo, eles cercam Jerusalém, porque ela se rebelou contra mim, diz o SENHOR.
18  O teu proceder e as tuas obras fizeram vir sobre ti estas coisas; a tua calamidade, que é amarga, atinge até o próprio coração.
19 ¶ Ah! Meu coração! Meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! As paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta, o alarido de guerra.
20  Golpe sobre golpe se anuncia, pois a terra toda já está destruída; de súbito, foram destruídas as minhas tendas; num momento, as suas lonas.
21  Até quando terei de ver a bandeira, terei de ouvir a voz da trombeta?
22  Deveras, o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios e não inteligentes; são sábios para o mal e não sabem fazer o bem.
23  Olhei para a terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz.
24  Olhei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam.
25  Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido.
26  Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derribadas diante do SENHOR, diante do furor da sua ira.
27  Pois assim diz o SENHOR: Toda a terra será assolada; porém não a consumirei de todo.
28  Por isso, a terra pranteará, e os céus acima se enegrecerão; porque falei, resolvi e não me arrependo, nem me retrato.
29  Ao clamor dos cavaleiros e dos flecheiros, fogem todas as cidades, entram pelas selvas e sobem pelos penhascos; todas as cidades ficam desamparadas, e já ninguém habita nelas.
30  Agora, pois, ó assolada, por que fazes assim, e te vestes de escarlata, e te adornas com enfeites de ouro, e alargas os olhos com pinturas, se debalde te fazes bela? Os amantes te desprezam e procuram tirar-te a vida.
31  Pois ouço uma voz, como de parturiente, uma angústia como da primípara em suas dores; a voz da filha de Sião, ofegante, que estende as mãos, dizendo: Ai de mim agora! Porque a minha alma desfalece por causa dos assassinos.

Comentário
Em todo esse capítulo Deus promete juízo ao seu povo por causa da malícia no coração, e de atos de injustiça, idolatrias, contaminação com outros povos, corrupção nos pensamentos, maldade nas atitudes, e o não reconheçimento de que eles estavam fazendo issso.

No próximo capítulo Deus fala mais especificadamente do porque do Juízo.
O mesmo Deus está em busca de um povo que seja somente dele, de corpo alma e espírito, que o ame e a mais nada e ninguém , que o prefira ,mais do que os deuses estranhos, que tenham atitudes de um povo que foi escolhido, para ser santo, para morar eternamente com um Deus misericordioso e bondoso, que jamais fez algo que os levassem a abandona-lo.
De tempos em tempos o povo se corrompe com as luxúrias desse mundo, e o pecado entra tanto no coração que eles não conseguem ver ou discernir entre o Santo e o profano.
Que você possa examinar seu coração e pedir a Deus para colocar Temor, e ser santo ( que singnifica SEPARADO POR DEUS E PARA DEUS). Não há outro motivo que faça com que a ira de Deus se ascenda contra seu povo.Quando trazem para o seu meio.
1-Perversidade.
2-Malícia
3-Injustiça
4-Idolatria
5-Esquecimento dos atos de amor de Deus
6-Pessoas que não buscam a verdade( a Palavra de Deus é a verdade). 

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...