sábado, 4 de outubro de 2014

Guarda o teu Coração

Provérbios 27:19 diz:
Assim como á agua reflete o rosto da gente,assim o coração mostra a pessoa que a gente é (NLH)
O coração segundo o que se entende refere-se as nossas emoções,e elas as emoções devem ser governadas.
Devemos governar o nosso coração em relação a nossa família.
Uma forma de sondar nosso coração é se perguntar qual tem sido meus planos,quem estão incluídos neles,como eles tem sido feitos (com direção do Senhor,baixo oração) ?
Tenho que me perguntar as vezes se meus planos englobam minha família ou quando faço planos penso somente em mim,se for o caso dos filhos já casados quando faço planos eu coloco meu cônjuge  em meu planos ou tento de todas as formas exclui-lo ?
A bíblia fala que aonde está o teu tesouro aí está o teu coração.
Quando penso nesse versículo imagino qual é meu maior tesouro depois de Jesus Cristo ? Minha maior herança sem dúvidas deve ser o céu de glória,mas até que ponto pensando aqui na terra o tempo que ainda tenho para estabelecer relacionamentos eu tenho adquirido tesouros, e quais são eles,são pessoas ou bens materiais apenas.
Sim porque nós investimos nosso tempo,energia,dinheiro,e emoções naquilo que nós julgamos pra nós importante ou seja nosso tesouro,ou o que temos entesourado.
Temos investido minhas energias como casal ?
Sim porque quando um casal pensa em separação é porque já faz muito tempo que um deles deixou de pensar e de fazer planos como casal, e investir seu tempo,dinheiro,energia,emoções, é porque um deles senão os dois começou a fazer seus planos e projetos em outras coisas que não a vida conjugal.
A grande preocupação é com relação ao governo do nosso coração,nunca deixe seu coração sem ser governado, e por Deus que o conhece tão bem, e que sonda.
Como nós pertencemos á Deus devemos levar nossas emoções (coração) para que Ele governe.
Quando vemos ao mais mínimo sinal de desgoverno das emoções que o nosso coração está tomando rumos diferentes , desconhecidos devemos buscar á Deus.
Jeremias 17 diz para não deixar nosso coração nos governar,ou deixar nossas emoções livres,sem destino certo.
Uma grande preocupação nos dias de hoje é com relação aos casais que depois de terem trabalhado tanto na educação de filhos , quando esses casam , o casal passa a não ter mais relacionamento,como casal, mas aprenderam tanto e tanto tempo a vive como pais que não sabem mais o que é ser um casal,alguns chamam isso de síndrome do nino vazio é quando a maioria dos casais de separam.
Para evitar esse tipo de desconforto devemos exercitar o amor ao cônjuge ,como era no princípio do namoro.
Uma forma de sondar nosso coarão é ver onde temos prazer em fazer nossos investimentos.
Lucas 6:45 diz: Que a boca fala do que está cheio o coração.
Tenho amado mais estar com meu cônjuge ou com outras pessoas ?
Tenho gastado minhas energias em fazer meu cônjuge feliz ?
O meu investimento ( finanças) tem sido gastas em fazer meu cônjuge feliz?
Se cada um de nós cristãos investisse seu tempo,energia,dinheiro,emoções em nossa família,como você acha que estaria a igreja hoje ?
Sim porque a igreja é composta de famílias.
Devemos guardar nosso coração na hora das tentações.
Em Gen 4 fala de ciam,Deus viu que seu rosto que seu coração estava cheio de ódio,inveja,ciúmes,pois se apresentava até em seu semblante ,mas Deus o alertou dizendo o pecado está batendo na porta do seu coração, mas você deve domina-lo, ou resisti-lo,ou governar,ou se afastar,etc.
Não podemos deixar as coisas na nossa vida irem acontecendo simplesmente sem motivos,propósitos,direções (em Deus), e depois ver aonde essas emoções iram me levar,pois poderá ser tarde demais.
As vezes nós sabemos tudo o que precisa ser feito,mas não fazemos, e isso é pecado,não querer fazer nada,ficar de boa,não se preocupar,não investir tempo,energia,emoções,dinheiro,etc.
Guardar o coarão é confronta-lo segundo a Palavra de Deus.
Mateus 15:18-20 diz que do coração procede.....
Provérbios 4:26 diz: Sobre tudo o que se deve guardar,Guarda o teu coração.
Salmo 119 diz: A Tua palavra escondi,guardada no meu coração,para eu não pecar .....
As pessoas estão destruindo suas vidas conjugais por não procurar orientação.
E quando procuram, a procuram em lugares errados e com pessoas erradas.
Pessoas que não procuram orientações com seus líderes,é porque tem medo de serem descobertos,querem se esconder em uma capa de santidade,são pessoas auto-suficientes,que não reconhecem autoridade.
O princípio de autoridade tem que estar bem esclarecido em nossas mentes,pois nosso Deus colocou sobre nós autoridades eclesiásticas para nos abençoar e orientar.
Os únicos que podem nos orientar,e nos ajudar, sobre nossos relacionamentos, sobre como governar o nosso coração,são aqueles que tem a Bíblia como manual de regra fé e prática,e como referencial para tomar decisões.
prov 23:14 diz: Guiar o coração pelo bom caminho.
Mateus 7 Jesus fala de dois caminhos.
Não espere que seu coração sozinho vá pelo caminho certo, pois a Palavras de Deus diz que enganoso é o coração do homem.
Mateus 4 fala que Jesus no deserto quando foi tentado,satanás falava sempre - Se Tu És o filho de Deus.
Mas existe um detalhe,antes de Jesus para o deserto ele foi para o rio Jordão onde foi batizado, e nesse momento uma voz do céu falou - Esse É meu filho Amado.
Precisamos nos antecipar a satanás, e dizer ao nosso cônjuge e aos nossos filhos que eles são amados,antes que o tentador venha com outras palavras,colocando dúvidas em seus corações a respeito de quem eles são para nós.
A identidade de quem nosso cônjuge , nossos filhos, nossos pais precisam estar bem definidas em seus corações, antes mesmo que eles saiam de casa ( ou deserto) e todos os dias e toda hora, e todo momento .
Outro detalhe a ser examinado é sobre princípios ,Deus não negocia princípios.
E nós também não devemos negociar princípios dentro de casa com nossos filhos ou com nosso cônjuge .
Nossos filhos geram que aprender desde cedo que o que é autoridade, e nós somos a primeira refecia de autoridade que Deus colocou em casa para que nossos filhos saibam o que é isso e como funciona.
Nossos filhos tem que aprender a respeitar autoridade,desde dentro de casa ou sofrerão mais tarde quando saírem para enfrentar o mundo.
Em nossas casa tem que haver princípios Bíblicos,como os princípios do fruto do Espírito Santo,se esses princípios forem respeitados a partir de dentro de casa, então o Senhor nos trará  a recompensa que é Governo,Autoridade e Princípios.


Palavra ministrado por Pr. Anderson de Vinhedo

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...