segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Jesus não recebeu honra em Nazaré

Nos evangelhos encontramos outro incidente ,ocorrido casa onde Jesus ensinava a uma multidão de mestres e professores das Escrituras.Aqueles ministros haviam saído de todas as cidades da Galiléia e da Judéia para ouvir-lo Lemos : "E o poder do Senhor estava com ele para curar"( Lucas 5:17)
Observe a expressão "para curar "- ela se refere definitivamente aos que o ouviam. Agora ,deixe-me declarar uma verdade: Deus nunca desperdiça nada.Isso mesmo.Leve em conta as vezes em que Jesus alimentou os quatro mil e, outra vez,os cinco mil.Em ambos os casos,Ele deu instruções estritas para que se recolhesse todas as sobras a fim de que nada se perdesse.O que muitos de nós teríamos jogado fora ou colocado na lata do lixo,Ele recolheu. Você pode ver este mesmo padrão através de toda a Bíblia no modo de Deus agir,Ele nunca desperdiça nada.
Então,se o poder do Senhor estava presente para curar os fariseus e doutores da lei,isto significa que havia pelo menos um,e muito provavelmente vários,que precisavam ser curados.Digo isto por experiência própria.Vamos trazer o fato para o presente.Reúna algumas centenas de pessoas numa sala e em um grupo desse tamanho haverá pelo menos uma dúzia,e muitas vezes mais que isso,com algum tipo de indisposição ou dor.O poder de Deus está ali para curá-las,mas nenhuma delas recebe a cura.
Mais tarde ,alguns homens trouxeram uma amigo para lírico sobre uma maca.Depois de não conseguirem entrarem pela porta da frente porque a casa estava cheia,eles entraram por  outro caminho.Em vez de desistirem,foram para o telhado da casa,arrancaram as telhas e fizeram descer o paralítico até o meio onde  Jesus estava.Então lemos : "Vendo-lhes a fé,Jesus disse ao paralítico : "Homem,estão perdoados os teus pecados". E os escribas e fariseus arrazoavam,dizendo: Quem é este que diz blasfêmias ? Quem pode perdoar pecados senão Deus ? (v 20-21)
Observe que Lucas escreve que os fariseus "arrazoavam,dizendo". Vamos investigar um pouco mais fundo.Será que aqueles líderes sussurravam aos seus companheiros que estavam sentados próximos a eles ? Será que se reuniram em pequenos grupos e discutiram entre eles a declaração de Jesus? A fim de trazer esclarecimento,precisamos consultar o relato de Mateus.Ele escreveu que os escribas "diziam consigo"( 9:3). Então vemos que  aqueles mestres desonram a Jesus apenas com os pensamentos.Eles falaram consigo mesmo.Não falaram em voz alta,dizendo palavras críticas,depreciativas ou indecorosas,antes,opuseram-se ao Mestre somente em pensamento.Marcos também registrou que eles "arrazoavam em seu coração "(2:6). Veja a resposta de Jesus aos pensamentos deles:
 E Jesus,percebendo logo por seu Espírito que eles assim arrazoavam,disse-lhes: "Porque arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? Qual é mais fácil ? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados,ou dizer levanta-te ,toma o teu leito e anda ? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados "- disse ao paralítico; "Eu te mando: Levanta-te ,toma o teu leito e vai para tua casa".

Imediatamente o paralítico se levantou,tomou o seu leito e saiu da casa diante dos olhos de todos os ministros.A Bíblia que aqueles pregadores e mestres ficaram muito admirados e glorificaram a Deus,dizendo: "Jamais vimos coisa assim !"(v 12)
Todos ficaram admirados,mas nenhum deles foi curado ! Eles não receberam nenhuma recompensa porque desonraram a Jesus simplesmente devido ao modo de pensar ! Naquele incidente,não pesaram suas atitudes nem suas palavras,mas os seus pensamentos não pronunciados.Lembre-se,a honra ou desonra podem ser demostradas em atos,palavras ou pensamentos,mas toda verdadeira honra tem origem no coração.
Muitos daqueles fariseus,mestres da lei e escribas,já tinham desenvolvido um padrão de desonra com relação a Jesus.Eles o haviam desprezado,zombado dele,e tentado muitas vezes envergonha-lo publicamente.Está escrito: "Os escribas e fariseus observava-no... a fim de acharem de que o acusar "( Lucas 6:7). E novamente lemos : "Observando-o,subornaram emissários que se fingiam de justos para verem se o apanhavam em alguma palavra..."( 20:20). Estes são apenas alguns relatos entre muitos.Como você pode ver,aqueles homens foram além da atitude de reter a honra,eles chegaram ao ponto de tratar Jesus com desonra.
O habitantes de Nazaré retiveram a honra e receberam uma recompensa pequena ou parcial.Os fariseus desonraram a Jesus por meio de seus pensamentos e não receberam nenhuma recompensa. 


   


Texto tirado do livro A recompensa da Honra de John Bevere

Onde está a Honra de Jesus em Nazaré

Para começar vamos dar uma olhada na declaração que Jesus fez com respeito á reação de sua cidade natal ao Seu ministério. Ele disse: "Não há profeta sem honra senão na sua terra,entre os seus parênteses,e na sua casa" Marcos 6:4)
A palavra chave aqui é honra.Eles não o honraram.
A palavra grega para honra é time (pronuncia-se "ter-mee"). Fiz um estudo profundo desta palavra e das palavras estreitamente relacionadas a ela.Consultei diversos dicionários de grego,comentários e outros livros contendo estudos do original grego.Também tive longas conversas com dois homens que falam grego fluentemente ;um deles mora na Grécia,e sua família agora é formada por quatro gerações de ministros,o outro é um ministro que mora na Grã-Betânia .As definições que vou dar a seguir são uma combinação de toda a informação que recebi dessas fontes.
A definição simplista e literal de time ( honra) é valorização.quando se fala a palavra time a um grego,ele pensa em algo valioso,precioso,de peso,tal como ouro.
Pense nisso - você não coloca outro na sua gaveta de quinquilharias;em vez disso,você separa para ele um lugar de honra.Outras definições para a palavra honra são apreciação,estima,favorável,respeito.
As vezes para compreender meu melhor uma palavra,devemos analisar o seu correspondente oposto.O antônimo de honra é desonra.A palavra grega é atimia .Algumas de suas definições são não demonstrar respeito ou valor,tratar como,ordinário ou servil.Quando se fala de desonra a um grego,ele pensa em algo comum,superficial e de que nos desfazemos facilmente,como o vapor.Uma forma mais pesada de desonra é ser tratado de modo vergonhoso,e até ser humilhado.
Observando meu estudo baseado em dicionários e comentários gregos descobri que honra pode ser demonstrada com uma atitude,uma palavra e até um pensamento.Mas toda verdadeira honra tem origem no coração .É por isso que Deus diz: "Visto que este povo se aproxima de mim e com sua boca e com seus lábios me honra,mas o seu coração está longe de mim,e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens "( Isaías 29:13)
Observe que Deus diz: "o seu temor para comigo ". A verdadeira honra é o fluir de um coração que teme a Deus.
Jesus disse que aqueles homens e mulheres de Nazaré sonegaram-lhe a honra.os populares de Sua cidade natal não o trataram como uma pessoa valiosa e preciosa.Não o reconheceram como Alguém enviado divinamente até eles para cumprir a vontade de Deus.Em vez disso,viram um homem normal,um garoto local comum que estava de pé diante deles.Jesus foi impedido de fazer qualquer obra poderosa.Não houve nenhum acontecimento notável,possivelmente algumas dores de cabeça,casos de artrite ou dores nas costas tenham sido curados.
Pense nisso, Jesus - o Filho de Deus,o Filho do Homem,plenamente cheio do Espírito Santo de Deus - é enviado para curar os enfermos e todos os que são oprimidos pelo diabo,mas não pode cumprir esta comissão,não porque não seja vontade de Deus que todos recebam cura naquela cidade,mas porque eles o restringem retendo-lhe a honra.Tratam-no como um habitante local comum.Portanto,recebem uma recompensa parcial muito pequena(somente alguns dos enfermos são curados).


Texto tirado do livro A recompensa da Honra de John Bevere

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...