sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Um contraste absoluto

Permita-me dar mais um exemplo de que os fariseus também estavam aguardando um Messias poderoso e vencedor,um herói que libertaria o povo de Deus da opressão romana.
Aqueles líderes esperavam ansiosamente a Sua vinda,acreditando que se tornariam sub-governantes desse novo reino estabelecido em Jerusalém.Então,quando Jesus entrou em cena como um homem da Galiléia sem qualquer preparo,foi alvo de zombaria.Ele não se encaixava de modo algum na imagem que tinham do Messias.
Em um dos muitos interrogatórios que lhe fizeram,está registrado o seguinte: "interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus ,Jesus lhes respondeu : "Não vem o reino de Deus com visível aparência.Nem dirão : Ei-lo aqui Ou : Lá está !,porque o reino de Deus está dentro de vós"( Lucas 17:20-21)
Novamente,aqueles fariseus estavam se referindo á profecia de Isaias como se o reino do Messias fosse terreno.Também procuravam um Messias baseado na sua interpretação mental das Escrituras,em vez de confiarem na direção do Espírito de Deus. Eles conheciam a Deus não através de seu coração,mas pelo seu próprio raciocínio.
Em contraste,vamos dar uma olhada em outro homem que também estava aguardando pelo Messias. O nome dele é Simeão. O evangelho de lucas nos conta que ele era:

"..justo e piedoso que esperava a consolação de Israel. E o espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor.Movido pelo Espírito,foi ao templo e , quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a lei ordenava,Simeão o tomou nos barcos e louvou a Deus dizendo....
Lucas 2:25-28

O resumo do que Simeão declarou sobre Jesus foi uma declaração feita sobre um bebê de trinta dias de vida que ele reconhecia como o Messias quando Ele nào tem mais que um mês de idade,e,no entanto , toda a cidade de Nazaré não consegue reconhecê-lo ( e os fariseus zombavam dele) quando,aos trinta e poucos anos ,Ele aparece fazendo sinais e maravilhas que nenhum outro homem jamais realizou ! Por que? Mais uma vez,porque Deus é Espírito, e aqueles que crerem conhece-lo e os Seus caminhos devem conhece-lo entre Simeão e os outros; e esta verdade é o que estamos prestes a ver.Esta revelação trará entendimento quanto á razão pela qual tantos não receberam a sua completa herança da parte de Deus.

Texto retirado do livro a Recompensa da Honra de John Bevere.

Recompensa Parcial e Nenhuma Recompensa

Nazaré esperava com ansiedade a prometida manifestação do Messias,a comunidade Judaica estava prevenida e de sobreaviso porque aquele era o tempo em que Ele deveria surgir.Eles não eram diferentes dos cristãos dos nossos dias,pois a maioria sabe que estamos vivendo o período que precede a Sua segunda vinda.Jesus disse que conheceríamos a estação ou a geração,mas não o dia e a hora.Portanto,não há motivos para acharmos estranho que os israelitas conhecessem o tempo da Sua primeira vinda.
Daniel descreveu o espaço de tempo em seus escritos (Daniel 9:24-26) em que isso se daria,e os mestres da lei disseram aos magos onde encontrar o menino Jesus (Mateus 2:4).Eles sabiam que o tempo havia chegado,mas quando o Messias foi revelado em seu meio,vemos uma reação estarrecedora:


"Não pode fazer ali nenhum milagre,senão curar uns poucos enfermos,impondo-les as mãos .."Marcos 6:5

Observe a palavra "Não pode fazer ali nenhum milagre". Há alguns anos lendo a passagem acima,fiquei assustado com essa expressão.Pensei: Espere um instante,aqui não diz que" Ele não quis fazer nenhum milagre", "mas em vez disso,especifica que "Ele não pode fazer nenhum milagre". Se o versículo do livro de Marcos indicasse que jesus não "quis", eu não teria pensado nele umas segunda vez,porque se trataria da vontade de Jesus.No entanto,"não pode fazer"significa que ele não estava retendo nada;em vez disso,foi contido.Este ponto é enfatizado e esclarecido também em outras versões - a Amplified Biblie,por exemplo,traz : "Ele não foi capaz de fazer ".
A nossa pergunta passa a ser: porque Jesus não pode fazer nenhuma obra poderosa em Nazaré? O que o impediu? Ele realizou grandes milagres em outras cidades,cegos viam,ouvidos surdos eram abertos,aleijados de repente começavam a andar,mortos se levantavam. E isto é apenas uma amostra do que foi registrado.Com freqüência lemos nos Evangelhos que Ele curou toda espécie de doenças e enfermidades.Qual foi a diferença? Porque apenas alguns enfermos receberam a cura naquela cidade? A resposta se encontra nos versículos precedentes,mais precisamente nas palavras do povo de Nazaré?

Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria,irmão de Tiago,José,judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs ? "E escandalizavam-se nele.Jesus porém,lhes disse: "Não há profeta sem honra,senão na sua terra,entre os senão na sua terra,entre os seus parênteses e na sua casa"
Marcos 6:2-4


O que está acontecendo ? vamos ver: Jesus voltara á cidade onde havia crescido e costumava juntar-se ao povo de deus quando se reunia aos sábados.Toda a comunidade estava na sinagoga quando de repente Jesus se levantou e leu a seguinte passagem : "O Espírito do Senhor está sobre mim,porque ele me ungiu ...."Lucas 4:18
A multidão sabia o que estava por vir - aquelas eram palavras familiares.Eles haviam ouvido essas palavras em Isaias inúmeras vezes; era um dos principais livros proféticos que falavam sobre a vinda do Messias.Não seria diferente do que se hoje alguém se levantasse e começasse a ler a respeito das bem-aventuraças ou a oração do pai-nosso;nós saberíamos o que viria a seguir.
Jesus continuou : "Para evangelizar os pobre...para curar os quebrantados de coração,para proclamar libertação aos cativos,e restauração da vista aos cegos,para pôr em liberdade os algemados;para proclamar o ano aceitável do Senhor (v 18-20).
Até aquele instante,havia somente um ponto que precisava ser tratado na mente daqueles cidadãos: porque aquele homem sem preparo da localidade estava lendo as escrituras e não o experiente rabino ? Mas de repente,a bomba é lançada.jesus enrola o pergaminho e anuncia : "Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir"(v210. Depois prossegue falando das grandes e poderosas obras realizadas nas outras cidades e encerra com uma forte mensagem profética.
O que ? Esse cara é real? Estamos ouvindo direito? Ele realmente está dizendo que é Aquele sobre quem Isaias profetizou? Que ridículo? "
Posso imaginar uma mãe exclamando : "Não pode ser ! ele frequentou a aula de estudo da torá junto com meu filho!"
Estupefada,uma outra acrescenta : "A família dele mora aqui ao lado.Ele brincava com Benjamim!"
Outros podem ser tido lembranças mais atuais : "Ele construiu a mesa onde comemos todas as noites ! Fez nossas cadeiras! Este homem é o filho do carpinteiro. O que Ele quer dizer com "O Espírito do Senhor está sobre mim ? "Quem Ele pensa que é ?
Hoje, talvez protestássemos dizendo. "Ele jogava futebol com meu filho ! "ou "Ele estava na aula de matemática com minha filha ! "
eles haviam formado uma imagem mental de como o Messias viria a partir da compreensão que tinham do Antigo Testamento.Eis outra passagem conhecida de Isaias:

"Porque um menino nos nasceu,um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros...para que se aumente o seu governo e venha a paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino desde agora e para sempre". Isaias 9:6-7

Aqueles cidadãos estavam aguardando um grande rei,alguém que seria tanto um sábio sobrenatural quanto um conquistador poderoso.Ele os libertaria rapidamente da opressão romana e os estabeleceria como uma nação sem igual.Ele recuperaria o trono de Davi e reinaria para todo o sempre.Mas quando Jesus veio como um deles,criado nas suas escolas,rindo pelas suas ruas,construindo móveis domésticos e cercado pela máfia (coletores de impostos) e por prostitutas,eles foram pegos de supressa.Não conseguiram entender. "Espere um pouco,gritaram por dentro e por fora, "não era assim que esperávamos que o Messias viesse!"
as pessoas daquele vilarejo não perceberam que deveriam levar alguns milhares de anos entre a declaração "Um Filho se nos deu"e a concretização e manifestação física total de "para que se aumente o Seu governo e venha paz sem fim....desde agora e para sempre.
este incidente,juntamente com outros,revela ao longo das escrituras uma verdade que é difícil de captar: muitas vezes deus irá nos enviar o que precisamos em uma embalagem que não queremos. Por que? para que saibamos que Ele é deus e nós não podemos critica-lo.Não podemos buscar respostas simplesmente usando a nossa mente; precisamos busca-lo e a Sua provisão com nosso coração.As Escrituras não podem ser interpretadas a partir da nossa compreensão humana limitada.É preciso haver um sopro do espírito de deus.Somente Ele dá conselhos sábios e a aplicação correta.

Texto retirado do livro A recompensa da Honra de John Bevere.


A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...